4 Dicas para manter a amizade entre chefe e funcionário

A amizade entre chefe e funcionário é benéfica no dia a dia da empresa, mas é preciso ter cuidado para não atrapalhar os resultados. Por ser uma relação de confiança, trabalhar ao lado de um amigo pode deixar o clima mais leve, mas é importante sempre se ater a não deixar a informalidade tomar conta da rotina.

A camaradagem pode pairar no ambiente de trabalho, onde existe a troca de respeito por favores, mas é importante manter a posição de hierarquia frente ao líder da equipe. Com maturidade, o trabalho pode se desenvolver de forma transparente e com diálogos abertos, sem levar críticas para o lado pessoal.

Separamos 4 dicas que podem ajudar você a ter resultados positivos com este relacionamento:

 

1. Um acordo

Assim como em um contrato, é preciso deixar bem claro e definidas as cláusulas para que não hajam erros futuros. Então, após a contratação de um amigo é preciso esclarecer os diferentes papeis a serem empregados, a hierarquia e as expectativas profissionais um do outro. No decorrer do período, novas regras de convivência acabam sendo estabelecidas para que se mantenha uma relação saudável.

2. Momentos certos

Por serem amigos, você e a outra pessoa acabam tendo muito em comum para conversar. Porém estabeleça momentos certos para cada tipo de tema. Durante o expediente devem ser discutidos temais formais e profissionais. Já na hora do almoço e café pode haver a descontração.

3. Intimidade

É preciso que o funcionário valide com seu chefe até mesmo a forma como será chamado durante o expediente. Em alguns casos, um apelido pode mostrar muita intimidade e não soar bem para outras pessoas em volta. A amizade entre chefe e funcionário deve se ater aos limites.

4. Feedback

O feedback faz chefe e funcionário crescerem. Um líder que está perdendo as rédeas de uma situação ou precisa melhorar sua conduta com outros funcionários deve ficar sabendo disso. Bem como um colaborador que precisa melhor seu estímulo e produção. Mantendo a educação e transparência, sem ultrapassar o limite da relação, é possível ter diálogos mais abertos e conversas ainda mais produtivas.

Durante o trabalho, ambas as partes não devem se ofender com observações dos colegas. Ambos devem se ater a colaboração para o sucesso da empresa.